Pilates para fortalecimento dos ossos


Segundo a Fundação Internacional de Osteoporose (EUA), uma em cada 17 pessoas convive com a doença aqui no Brasil.
Desse grupo, a maioria das fraturas decorrentes da condição acometem 37,5% dos homens, e 21% das mulheres.
A osteoporose é um distúrbio do metabolismo do osso, caracterizado pela diminuição da densidade mineral óssea, com alteração da arquitetura microscópica do osso e consequente fragilidade do esqueleto e aumento do risco de fraturas.

Pilates ajuda no fortalecimento dos ossos


Fatores genéticos influenciam na determinação de quem vai desenvolver a osteoporose, por isso durante a juventude, é fundamental seguir uma dieta balanceada que forneça nutrição adequada aos ossos e praticar esportes ou atividades físicas. Isso vai fazer a diferença de como essa pré-disposição se desdobrará no futuro.
A fase inicial da osteoporose é chamada de osteopenia e neste momento é importante seguir as orientações médicas e nutricionais, assim como iniciar práticas de atividades específicas voltadas para o problema.
Mas mesmo nessa fase, as atividades físicas podem ser aliadas da terapia convencional. O método Pilates proporciona um programa de treino de equilíbrio, reeducação postural, força muscular, flexibilidade e mobilidade, evitando riscos de quedas e possíveis fraturas por fragilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *